MAIO DE 2018

 

 

 

30/05

Prefeitura de São José da Safira inaugura o novo quartel da PM e entrega nova viatura
 

O município de São José da Safira investe na segurança trazendo mais conforto e integração sociedade e polícia militar.

 

O 3º Agrupamento da polícia militar de São José da Safira recebeu nesse mês de maio, mais uma viatura caraterizada para os trabalhos no município e região e ainda um novo quartel.

 

No sentido de fortalecer ainda mais a segurança no município, transmitindo mais tranquilidade a população safirense, o prefeito Lacerda juntamente com seu deputado Paulo Abi-Ackel conseguiu mais uma viatura para a corporação. O veículo foi entregue ao comando do destacamento, SGT. Claudeir Ribeiro e contou com a presença de diversas autoridades, civis e militares, entre elas: O Comandante Maj Gilberto de Jesus Costa, da 25ª CIA de Guanhães, Edson Lopes Ferreira, Comandante do 6º Pelotão de Santa Maria, Tony Lacerda Prefeito, representantes da câmara Municipal, secretários municipais e o secretário da junta militar Geraldo Rodrigues Seixas.  

 

Além da viatura, a prefeitura também inaugurou a nova sede da Polícia. O novo prédio possui uma melhor infraestrutura com áreas ventiladas, sala de recepção, cofre, garagem, internet, computadores e salas mais amplas. A Secretaria de Cultura abrilhantou o evento com apresentação da Capoeira Colosso.

                                                           


 30/05

GREVE DOS CAMINHONEIROS JÁ AFETA A NOSSA REGIÃO 
 

Com as paralisações dos transportes, a nossa região já vem sentindo os primeiros sinais de escassez. O primeiro a acabar foi os combustíveis, agora o gás de cozinha. Em Marilac, São José da Safira, Coroaci e Virgolândia já não tem mais o produto. 

As escolas estaduais estão paralisadas e as municipais, alguns municípios já paralisaram e outros estão a ponto de decretar o fechamento total. 

Em Governador Valadares, hoje começou a chegar combustível em alguns postos, mas o abastecimento gera filas gigantescas e é só permitido cem reais para carros e cinquenta para motos. Esta proibido abastecer galões. 

 

"A situação é preocupante mas ainda estamos nos trilhos. Se continuar mais uns dias essa greve, somos obrigados a decretar o fechamento de todas as escolas municipais." Disse Marcos Robson Secretário Municipal de Educação do Município de Safira. 

 

                                                    


29/05

A TRADICIONAL CAVALGADA DE MARILAC 2018 ACONTECEU NESSE FINAL DE SEMANA 27/05.

Cavalgada de Santa Luiza-Marilac

O evento já é tradição na cidade de Marilac, a grande cavalgada da Padroeira Santa Luiza. Cavaleiros de toda a região participam do evento. A festa acontece todos os anos e anima a cidade. Esse ano o Lobão da Madrugada animou as festividades.
 
 
                                                        


 

28/05

NOVOS DIPLOMADOS EM SÃO JOSÉ DA SAFIRA

PELO UAITEC E PRONATEC

 

A prefeitura de São José da Safira continua promovendo cursos de capacitação profissional, enriquecendo o Curriculum dos estudantes.

A UAITEC (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais) e O PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foram idealizados e criados para possibilitar que jovens se qualifiquem e se destaquem no mercado de trabalho.

A prefeitura vem se empenhando ativamente em construir políticas alinhadas com o governo federal e estadual que facilitem a vida de jovens que queiram estudar e trabalhar. Já não é novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e com isso é necessário que os jovens invistam na sua formação acadêmica.

O PRONATEC e UAITEC estão no município de São José da Safira e oferece vagas para cursos de ensino a distância nas áreas de Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão de Negócios, Produção Artística, Cultural e Designe. A Base dos cursos esta instalada na Rua São Vicente, Centro, nos recintos da Escola Municipal Maria da Conceição Silva ou seja, é o POLO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL SAFIRENSE.

Com base nessa oportunidade, os jovens safirenses tem cada vez mais se capacitando para o mercado.

O prefeito municipal, a primeira dama Andréia Lacerda, O secretário Dezinho Pinheiro e seu assessor Dias Guerreiro realizaram a segunda etapa de diplomações nesse mês de maio no auditório municipal.   

 
                                                                  


28/05

Prefeitura Municipal de Safira em parceria com a CEMIG inaugura a Iluminação do Novo Estádio Municipal Arlindo Siqueira

 

A iluminação do campo de futebol do bairro Pedra Azul já esta em pleno funcionamento. O ato solene aconteceu no dia 27 de maio, onde a população pode participar de uma tarde solidária e a noite a disputa de um amistoso entre Santa Maria do Suaçui e o time da casa.

Estiveram presentes na solenidade o Prefeito Tony Lacerda, vice medrad Temponi, representante da câmara José de Lourdes, secretário esportes Dezinho Pinheiro, representante da Cemig Marcos Antonio, representante da Polícia Militar SGT. Claudeir Ribeiro,representante do Governo Minas Elisa Costa secretária de Ciências e Tecnologia e Fábio Brasileiro secretário executivo.                      

A comunidade esteve presente nesse marco importante no esporte para o município. O evento teve início a tarde com apresentações do grupo da capoeira Colosso, ação social da Polícia Militar, brincadeiras para as crianças e a equipe da saúde esteve de prontidão vacinando a população.

Esse benefício foi conseguido através de uma parceria entre a Prefeitura de São José da Safira e a CEMIG dentro do Programa Campos de Luz, onde a estatal implanta a iluminação em Campos de futebol amador e quadras esportivas.  

Com essa iluminação, a prática de atividades esportivas, de lazer e de cultura, está mais favorecida, principalmente no período noturno.

“Com o campo iluminado a prefeitura de São José da Safira segue seu compromisso em trabalhar para construir um futuro melhor para nossa gente.” Disse o secretário de esportes.

 
                                                         

24/05

Carros fazem filas nos postos de combustível de São José da Safira e Marilac para abastecer

Com a greve dos caminhoneiros em todo o pais, as consequências chegam até o interior. A falta de combustível já é realidade em toda a região e por consequinte os preços vão as nuvens. Em Safira amanheceu a 5.05 R$ e mesmo assim esta acabando. 

Nesta manhã de quinta-feira (24/05/2018) as filas começaram cedo e um dos postos em Safira, já não tem combustível. Com medo da incerteza os motoristas abastecem por prevenção. Em Marilac a situação é a mesma.

O pais virou um caos, agora é aguardar o final dessa novela e ver no que vai dar. A preocupação é com os doentes, emergências, pessoas que fazem hemodiálise, tratamento oncológico. 

As vizinhas Coroaci, Nacip, Santa Maria e Virgolândia devem estar na mesma situação.

                         


São José da Safira perde mais um ex-prefeito
 

Faleceu essa manhã em Governador Valadares João Mathias, o ex-prefeito do município de São José da Safira-MG.

Hoje a cidade sofre uma grande perda, João Júlio de Oliveira, o João Mathias, ex-prefeito, ele foi um dos primeiros administradores da cidade.  Prefeito de 06 fevereiro de 1967 a 05 fevereiro de 1971.

Era ex-proprietário da Lavra do Chiá, era conhecido e querido por todos no município. A rua do cartório ganhou o nome da sua ex-esposa Alaide de carvalho, que também era gente muito querida. Ultimamente João residia em Governador Valadares. 

O velório será na capela do cemitério Santa Rita, em Governador Valadares, das 07h as 13 horas desta quinta, 10/05, após será o sepultamento.

Que DEUS receba-o em seus braços e que possa confortar a toda a sua família.  Gazeta Safira.                        


02/05

Prefeitura de São José da Safira começa a trocar lâmpadas de vapor de sódio por LED
 

Secretaria de Obras, iniciou a troca das lâmpadas atuais por lâmpadas de LED (diodo emissor de luz, em português) no centro da cidade. As ruas contempladas são Fernão Dias, Praça das Esmeraldas, Avenida Brasília, Praça Cônego Lafeyete, Rua Turmalina, Praça Safira e Rua Berilo.  As demais ruas também serão beneficiadas com outro tipo de lâmpada mais forte que as atuais. Provisoriamente o centro será quase todo iluminado com Led. 

Depois do serviço já executado, a economia no consumo de energia elétrica será significativa, além deste fator econômico, há ainda uma qualidade de vida útil maior, já que as novas lâmpadas têm durabilidade longa (cinco anos) e queima com menos freqüência. Além da economia, a substituição proporcionará maior segurança aos munícipes.

De acordo com o secretário de Obras, após as trocas nas ruas principais, o foco serão as ruas adjacentes e bairros e por conseguinte os distritos e que agora a manutenção não será mais demorada. A Prefeitura adquiriu uma escada e contratou o profissional para cuidar da iluminação publica.