FEVEREIRO 2016

 

 

Foi realizado hoje (25/02), o dia "D" de combate a

dengue em Safira

O dia foi marcado por uma grande mobilização da população safirense no combate a dengue. Como prometido, na praça Cônego Lafayete, foi armado barracas de apoio com distribuição de algodão doce, pipoca e brindes para a criançada. A cada pneu velho, garrafas e ou tambores eram trocados por lápis, caderno, canetas  no ponto de apoio. Os agentes de saúde percorreram as ruas e uma outra equipe dava apoio no centro. Participaram as escolas Maria da Conceição Silva e João Inácio com passeatas no dia 24.

                          

 

Prefeitura de Safira realiza Dia “D” de

Combate à Dengue nesta quinta-feira dia

25 de FEVEREIRO 2016.

 

Acontecerá na praça Cônego Lafayete uma grande mobilização contra a dengue neste dia 25. Para a criançada algodão doce, brindes, pipocas e brincadeiras. Todos que trouxerem pneus velhos, garrafas, poderão trocar por brindes no posto de trocas que estará na praça. PARTICIPE!!

Da Redação

A Prefeitura de Safira por meio da Secretaria Municipal e Saúde realizará uma série de atividades com programação para o Dia “D” de Combate à Dengue, com abertura oficial na parte da manhã.  Campanha terá foco na grande mobilização social contra o mosquito Aedes, objetivando conscientizar a população para a prevenção e controle da dengue e outras enfermidades como Zika Vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela Urbana.


A programação incluirá o Dia D da Dengue com a participação de estudantes, Saúde, comunidade, funcionários públicos.

“O objetivo da ação é reforçar o papel da população e dos parceiros no apoio às ações dos órgãos públicos para combater os focos do mosquito. A prevenção e controle devem ser permanentes, e os cuidados devem ser intensificados, pois isso é dever de todos os cidadãos safirenses, disse o Prefeito.

Nas escolas também durante todos os dias que antecedem a ação haverá trabalhos, exposições sobre o tema.


Os Agentes de Combate a Endemias (ACE), funcionários públicos também estarão realizando inspeções domiciliares.
A Prefeitura pede a toda a população que retirem para fora todos os lixos, limpem seus quintais e colabore com as equipes que estarão realizando as visitas.
Resultado de imagem para dia 25 dia d do combate e dengueResultado de imagem para dia 25 dia d do combate e dengue
 Resultado de imagem para dia 25 dia d do combate e dengueResultado de imagem para dia 25 dia d do combate e dengue

 

13/02

1ª Oficina do Plano Municipal de Saneamento Básico em Safira foi realizada esse mês de fevereiro no município

 

 

No dia 05 de fevereiro de 2016, reuniram-se os membros do comitê executivo, de coordenação e delegados escolhidos pela população do município de São José da Safira para a 1ª Oficina para tratarem do Plano Municipal de Saneamento Básico. O Engenheiro representante, Alfredo, conduziu a reunião apresentando a pauta e falando da importância do planejamento. Foi comentado sobre os quatro pilares do Saneamento, os quais são: Água, Esgoto, Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana, mostrando também os objetivos a serem alcançados para melhoria da qualidade dos serviços de saneamento em São José da Safira. Os cidadãos deram seus depoimentos participativos.  O encontro aconteceu nos recintos da  Escola Maria Conceição Silva, no centro.

                                                                                                           

 SJSAFIRA 10/02

A QUARESMA CHEGOU

Significado e importância da Quaresma

Hoje, Quarta-feira de Cinzas, o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Esta tradição da Igreja ficou como simples serviço em algumas igrejas protestantes, como a anglicana e a luterana. A Igreja Ortodoxa começa a Quaresma a partir da segunda-feira anterior e não celebra a Quarta-feira de Cinzas. Saiba mais sobre a Cerimônia das Cinzas na Igreja Católica, a única instituída diretamente por Nosso Senhor Jesus Cristo, lendo este artigo.


A CERIMÔNIA DE IMPOSIÇÃO das cinzas dá início a um período espiritual singularmente importante para todo cristão que busca se preparar para viver melhor e mais profundamente o Mistério Pascal, – que se reflete na Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Este especial tempo litúrgico busca o cumprimento da exortação evangélica essencial: "Convertei-vos", imperativo proposto a todos os fiéis mediante as palavras do rito da Quarta-feira de Cinzas: "Convertei-vos e crede no Evangelho" e na expressão "Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás", as quais recordam a inexorável finitude e a efêmera fragilidade da vida humana neste mundo, sujeita à morte.

A cerimônia das cinzas eleva o pensamento à Realidade eterna, Deus; Princípio e Fim, Alfa e Ômega de toda existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Valorização esta que implica uma consciência cada vez mais clara do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a Terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.

Sinônimo de "conversão", é também a palavra"penitência", como mudança de mentalidade; penitência como expressão de livre e positivo esforço no seguimento de Cristo.



Tradição
Na Igreja primitiva, variava a duração da Quaresma, mas eventualmente começava seis semanas (42 dias) antes da Páscoa. Isto só dava por resultado 36 dias de jejum (já que se excluem os domingos). No século VII foram acrescentados quatro dias antes do primeiro domingo da Quaresma, estabelecendo-se os quarenta dias de jejum (afora os domingos), para imitar o jejum do Cristo no deserto.
Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitência pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa ou na Quinta-feira antes da Páscoa. Quando estas práticas caíram em desuso (séc. VIII ao X), o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada com a imposição do cinzas nas cabeças de todos os membros da congregação.

Preparação

O Tempo Quaresmal é, então, principalmente o tempo de preparação para a Páscoa. – Um período privilegiado que leva o cristão a penetrar fundo no sentido de sua condição de filho de Deus, destinado a uma eternidade repleta de felicidade na Casa do Pai, pois foi resgatado pelo Sangue de Cristo.
A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina no Sábado Santo ou de Aleluia, anterior ao Domingo de Páscoa: ao total são 46 dias, da quarta feira de cinzas ao sábado. Durante esses dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e à conversão espiritual, e se recolhem em oração e penitência, para lembrar não só os 40 dias no deserto como também os sofrimentos que Deus feito homem suportou por cada um de nós na cruz.
Quaresma é o tempo propício e oportuno para o cristão buscar a imersão na Misericórdia divina e se tornar, de fato, discípulo de Jesus. Para lembrar que temos obrigação, enquanto cristãos, de sermos misericordiosos com o nosso próximo. Oração, penitência, jejum e esmola são meios para se alcançar os objetivos da Quaresma. Não precisamos necessariamente multiplicar as nossas orações, mas sim rezar apaixonadamente a cada dia, participar nas Missas dominicais com especial atenção e dedicação, e coroar essas práticas com a Comunhão no Corpo e Sangue do Senhor.
Fonte:ofielcatolico.com.br