DEZEMBRO 2019

 

 

 

 21 dez

SIDENIR SOUTO É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VIRGOLÂNDIA-MG PARA 2020.

 

Eleito por unanimidade, a nova diretoria foi confirmada nessa semana para a composição da casa em 2020

A Câmara de Vereadores de Virgolândia elegeu a sua nova Mesa Diretora para o ano legislativo de 2020 em sessão extra-ordinária.

O atual presidente dirigiu uma reunião ordinária para tratar de assuntos referentes a gestão municipal e logo após encerrados os trabalhos o legislativo iniciou uma sessão extra-ordinária para por em prática a eleição da diretoria da casa. 

O vereador Sidenir Souto, que está no terceiro mandato,  foi eleito o novo Presidente da Casa e assumirá a presidência a partir de 1º de janeiro de 2020.

A eleição ocorreu após o registro da chapa. A bancada do PSDB apresentou candidato e votaram no processo aberto.

A composição da nova diretoria ficou assim constituída:

Presidente: SIdenir Souto   (PSDB)

Vice-presidente: Mauro Candido da Silva (PSDB)

1º. Secretário: Raimundo Assis da Silva (MDB)

O novo presidente agradeceu o apoio dos colegas e enfatizou que “irá trabalhar em parceria com todos os colegas e em sintonia para representar bem a comunidade”. O novo presidente fez um discurso relembrando sua trajetória no município de Virgolândia e agradeceu a comunidade por abraça-lo e acolhe-lo como filho da terra.

O Gazeta Safira esteve presente registrando a eleição e suas representatividades. 
                                                                                            




21 DEZ

RODOVIA MG-451 CONTINUA COM SUAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES

Como sempre o sofrimento do povo dessa região é eterno em se tratando de estrada. A MG-451 que interliga Marilac a encruzilhada de Nacip Raydan e São José da Safira, na LMG-744, esta em péssimas condições. A estrada chega até Marilac pavimentada e após Marilac essa MG-451 é de chão, totalizando 19 km de sofrimento e tristeza para os motoristas. 

Em todos os anos, o DER vem com muito custo faz um patrolamento entre aspas "tampa buracos" e vai embora sem previsão de volta. A estrada necessita de cuidados mais minuciosos como manilhamentos em trechos para evitar a erosão e crateras, aterros nos piscinões para evitar poções dágua, cascalhamentos nos morros e pontos específicos para evitar atoleiros.

Em pleno século 21 vivenciamos acontecimentos arcaicos como carros atravessados em atoleiros e viagens interrompidas por estrada mal cuidada. 

De novo estamos  na mesma situação, a MG-451 encontra toda esburacada e sem cuidados. Uma estrada que atende várias localidades. Nessa rodovia trafega veículos de São José da Safira, Marilac, Nacip Raydan, Virgolândia e Poáia, distrito de Santa maria do Suaçui,  inclusive ambulâncias e ônibus escolares. 

Não há veículos que suporte tantos buracos, a rodovia necessita com urgência de intervenções técnicas específicas para sanar esses problemas e não de uma passagem de lâmina de máquina. 

                                                                                                                                                                                                


 08 DEZ

Venha participar da Festa de Aniversário de São José da Safira

 

Dia 30 de dezembro Safira completa 57 anos e a

festa é sua.        VEM PRA CÁ!!

 

                                                                                                                                                             


 05 DEZ

EQUIPE DA SAÚDE DE SÃO JOSÉ DA SAFIRA REALIZOU UMA GRANDE CAMPANHA ESSE ANO COM OS TEMAS OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

 

A população respondeu ao chamado da prefeitura de Safira para o alerta ao câncer de mama e próstata.

Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, a Prefeitura de São José da Safira, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou as Campanhas de Outubro Rosa e Novembro Azul. A cerimônia ocorreu no Auditório Municipal e contou com a presença dos militares, secretários e prefeito, além dos servidores municipais.

A população compareceu e pode participar da importante manifestação do poder público sobre a questão que vem gerando danos a sociedade brasileira.

Para a secretária de administração do município, a Srª. Andréia Lacerda, as mulheres devem incentivar os homens a realizar o exame de prevenção. “Seja esposa, irmã ou filha, nós mulheres precisamos encorajar os homens a se preocuparem com esse tema e esquecer o preconceito”, ressaltou.

O médico e servidor da Prefeitura de Safira, João Martins Bastos, alertou que não existe “prevenção”, mas sim a detecção precoce. “Apesar de mantermos hábitos saudáveis, estamos sujeitos a ter a doença. É de extrema importância a combinação dos exames de toque e de sangue, o chamado PSA, Antígeno Prostático Específico. Com esses dois procedimentos realizados, o médico responsável terá as informações essenciais para o diagnóstico”, explicou.

O secretário da Saúde, Matozinho Teixeira, ressaltou os serviços realizados em prol da saúde do homem e da Mulher em 2019.

O Drº. Gladstones de Paula com a equipe da saúde também efetuaram trabalhos nas comunidades da zona rural, com palestras, exames e orientações.

“Outubro Rosa e Novembro Azul foi um sucesso em Safira no aspecto de comparecimento e participação.” Disse a funcionária pública Raquel Siqueira.

               



05/12

Vem ai o Réveillon 2020 de São José da Safira
A Prefeitura Municipal resolveu dar a participação para os cantores locais, valorizando a nossa cultura e a festa será comandada pela Banda O MOVIMENTO que  é uma banda baile que toca de tudo e faz a festa, ela apresentará nos dois dias e na virada quem entrará com força total e o Garanhão do Forró que mudará o estilo chamando o povo para o forrozã arretado abrilhantará a noite de 31.                                             


 04 dez

Jovem de Virgolândia-MG é encontrado morto nos Estados Unidos

 

Na manhã de terça-feira (3), Ernane Júlio dos Reis, de 32 anos, solteiro, natural do município de Virgolândia (MG), morador em Newark (NJ), foi encontrado morto no local de trabalho, em Watchung (NJ). A notícia do falecimento do brasileiro foi divulgada na página do Facebook da irmã dele, Eliane Júlia dos Reis, residente em Duque de Caxias (RJ). Ele morava nos EUA há aproximadamente 16 anos.

Segundo amigos, Ernane, conhecido nas redes sociais como “Naum Oséias”, na segunda-feira (2), enviou uma mensagem de voz para alguém no Brasil comunicando que “se mataria em poucos minutos”. Preocupados, os familiares dele no Brasil contataram um amigo dele que também reside em Newark para que o procurasse. Na mesma noite, essa pessoa foi à casa de Ernane, mas encontrou o imóvel vazio e ele não atendia as ligações telefônicas.

Na manhã de terça-feira, esse amigo lembrou-se que Ernane, que possuía uma companhia de construção civil, trabalhava com frequência para um cliente em Watchung (NJ). Ele, então, entrou em contato com o patrão do brasileiro e perguntou-lhe se ele o havia visto recentemente. O patrão respondeu que sim e, inclusive, que Reis havia trabalhado para ele no dia anterior. O amigo então dirigiu para Watchung e, no meio da viagem, o patrão de Ernane ligou-lhe novamente e relatou que o carro do brasileiro ainda estava estacionado em frente a casa onde ele trabalhou no dia anterior. Quando a esposa do patrão e o amigo foram verificar na garagem, encontraram o corpo do brasileiro pendurado por uma extensão de fio elétrico.

 

Nos últimos dois meses, Ernane Júlio dos Reis é o 2º brasileiro a falecer após a celebração do movimento “Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio”, iniciado pela ONG: 

 Nove em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial de Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade. Atualmente, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos.

Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes. É fato que o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável. (Fonte: Brazilian Voice/Newark/NJ/USA).

      fonte  DRDGV Diario Rio Doce                                       


04 dez

A SEDE DA NOVA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA SAFIRA SEGUE A TODO VAPOR E SERÁ INAUGURADA EM BREVE.
 

 

A nova prefeitura de São José da Safira concentrará todas as secretarias, representatividade de todos os setores da gestão e o gabinete do prefeito. O prédio é projetado para acomodar todas as secretarias. Tudo estará em um único local, trazendo mais comodidade aos usuários dos serviços públicos. Já em 2020 as secretarias de Educação, Administração e Planejamento, Fazenda, Obras e Transportes, Agricultura e Meio Ambiente, Esporte lazer e Turismo, Assistência Social, estarão todas trabalhando juntas, além das repartições de atendimentos e gestão como tributos, assessoria jurídica, contabilidade, compras, setor de fiscalização, engenharia, RH, Licitação e serviço militar.

Além da modernidade, excelência e designer a nova sede contará com um espaçoso estacionamento. A nova sede está sendo construída na Rua São Geraldo, perto da escola Fernão Dias, Centro de Safira.

De acordo com prefeito do município Tony Lacerda (PSB), o prédio que abriga a administração pública atualmente, é muito antigo e com condições precárias, que constantemente vem apresentando problemas elétricos e hidráulicos. O local também não estaria comportando todos os setores da administração municipal. “O prédio é moderno, confortável e vai ao encontro da qualidade do serviço público que nós procuramos prestar à população. A centralização das secretarias trará muitos benefícios”

“Essa novidade vai proporcionar mais comodidade para a população, uma vez que o atendimento será unificado. O cidadão não terá mais que se deslocar entre vários locais para resolver suas demandas com a prefeitura ou até encontrar um determinado funcionário ou secretário”, salienta Marcos Robson, secretário M. de Educação.

De acordo com a administração a obra será entregue a população já no início de 2020.