GAZETA SAFIRA NEWS Copyright ©www.gazetasafira.com

  • Currently 2.91/5

Rating: 2.9/5 (19041 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página






 


 

Teste sua internet aqui


 

EDOS GRATIS

 


        2ª via Conta 

       CLIQUE AQUI 


  


       2ª via Conta 

   


       2 VIA FONE

 


  CONSULTAS

 


     FUNCIONARIOS DO

  ESTADO/contra-cheques.


    

 


  


 

  RASTREIE ENCOMENDAS


 


       ENCYCLOPÉDIA


 UTILIDADE PÚBLICA 

  


 PORTAL TRANSPARÊNCIA

 


 SITE DA PREFEITURA

  


 COLABORE COM O GAZETA

  


 AJUDE NOSSO

TRABALHO AQUI!

DOAÇÕES QUALQUER 

            QUANTIA

PAGINA DE PATROCINIO

COLABORAÇAO E DOAÇOES


SETEMBRO 2019
SETEMBRO 2019

 

30 setembro

Cavalgada do Terço dos Homens é realizada em Safira

Neste domingo, 29 de setembro, assim como previsto, compareceram muitos cavaleiros e amazonas pelas principais ruas de Safira para participarem da 1ª edição da Cavalgada do Terço dos Homens.

A festa teve início por volta das 09 horas. A concentração aconteceu na Fazenda Vitória, situada há 3 km da cidade, local onde o padre José Neiva fez as orações pedindo a benção e proteção divina para que a paz reinasse durante o evento.

O percurso da cavalgada foi da Fazenda Vitória a estrada do Frei Inocêncio, retornando para Safira, percorrendo as ruas do centro, finalizando na área de eventos, após 14 km de caminhada.  

As comitivas chegaram no centro as 17:30hrs, e o Lobão da Madrugada comandou as festividades com suas atrações que foi do modão a forró e sertanejo universitário, agradando a todo o público.

O Evento foi beneficente e teve o total apoio da Prefeitura de São José da Safira. Autoridades civis de Nacip Raydan, Santa Maria do Suaçui, São José da Safira e Marilac marcaram presença.

 

                                                                  



 26 SET

 CHUVA FORTE EM SAFIRA APAGA INCÊNDIO NAS MONTANHAS

 

Há dois dias que o fogo vem devastando as matas ciliares que cercam o município de Safira. Algum indivíduo irresponsável teve a audácia de por fogo na vegetação, pelo lado do Distrito de Poáia-MG e outro foco veio sentido de Marilac. 

Fogo vindo de Marilac e fogo vindo de Poáia, causando grande estrago no meio ambiente, devastando animais, vegetação e o solo. 

Já passou da hora de modificar as nossas leis e talvez não acabe mas amenize esse barbárie que em todos os anos alguém desafia as leis que na real não funcionam. 

Hoje (26/09) a noite, a chuva veio forte e sanou esse problema, pelo menos por enquanto.

 

 M                                                                                                               


25  set

SANTA MARIA DO SUAÇUI REALIZOU A JÁ TRADICIONAL FESTA DO GLUCÍNIO 2019 

 

Aconteceu em Glucínio a Tradicional FeirArt, a tão esperada festa que movimenta a economia local e traz os moradores ausentes que vivem em outras cidades e esperam essa data para visitar a terra raiz. 

Esse ano o movimento foi muito bom e o distrito contou com o apoio total da prefeitura municipal de Santa Maria do Suaçui-MG. 

A população marcou presença e o distrito recebeu visitantes de várias localidades, dando mais vida a festa. 

 FEIRART 2019 

Fonte: Prefeitura de Santa Maria

                                                                                                                                                     


 21 SETEMBRO

Santa Maria do Suaçuí celebra o Servo de Deus Cônego Lafayette

 A cidade de Santa Maria do Suaçuí, localizada a 357 km de Belo Horizonte, está em festa. Durante 10 dias, o município celebra religiosamente o aniversário de morte do sacerdote católico Cônego Lafayette da Costa, com novenas e missas. O ponto alto da festividade acontece no dia 21 de setembro (sábado), quando ocorre a primeira missa, às 5h da manhã, acolhendo os romeiros que chegam a cidade. Ao longo do dia, ainda serão realizadas diversas celebrações eucarísticas, sendo que a mais solene é a celebração das 10h, que conta com a presença do bispo diocesano de Guanhães, Dom Otacílio Ferreira de Lacerda (posse em 14/09/2019).  

A celebração deste ano contará com a participação dos bispos Dom Otacílio Ferreira de Lacerda (Guanhães), Dom Irineu (Ituiutaba), Dom Marcelo Romano (Araçuaí) e Dom Darci (Diamantina).

Além da fé, a devoção a Lafayette também impulsiona à economia da cidade. Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Turismo aponta que de 15 a 20% da economia do município gira em torno do turismo religioso.  Estima-se que circulam anualmente na cidade cerca de 40 mil fiéis. No período das celebrações, o público aproximado é de 20 mil pessoas, quantidade maior que a população de todo município, que é de 15 mil habitantes, segundo o IBGE.

O Sebrae Minas, com o objetivo de ratificar ainda mais Santa Maria do Suaçuí como referência no segmento de Turismo Religioso, atua na qualificação do empresariado local, para desenvolver uma rede de empresas estruturadas. São aplicados na cidade cursos, palestras, e oficinas, que trabalham dentro da perspectiva da gestão empresarial, no incentivo à atividade turística sustentável, na estruturação de produtos turísticos, na melhoria da gestão empresarial e na promoção da atividade turística na região.

 “Sabemos que a grandiosidade da devoção estimula o turismo religioso, e, consequentemente, o crescimento da cidade. O Sebrae, junto com outras instituições, busca dar suporte ao empreendedor que tem muito a crescer e incentivar o desenvolvimento de Santa Maria, a partir da história de religiosidade do Cônego Lafayette”,

enfatiza o analista do Sebrae Minas Ruy Matos. 

Crescimento que se faz presente também na rede hoteleira da cidade, pensões e casas para aluguel temporário. “Estima-se que no período da festividade, a taxa de ocupação seja de 100%, o que ainda é insuficiente para atender a demanda. Com isso, os fiéis precisam migrar para cidades vizinhas, onde a ocupação dos demais hotéis fica em torno de 80% da capacidade”, destaca a Secretária Municipal de Turismo Kariny Pinheiro Godinho.

Maria Gorete Soares, que é proprietária de um dos hotéis da cidade comemora. “Estamos há 17 anos na cidade e oferecemos 43 acomodações. Todos os anos o nosso hotel fica lotado, graças aos fiéis do Cônego”, afirma a proprietária. Quem vende artigos religiosos também exalta as festividades católicas. Vinícius Godinho Silveira é proprietário de uma papelaria. No período da festa, a venda de mimos do religioso, como medalhas, imãs, e terços, aumenta em até 50%. “Os devotos nunca deixam de levar um mimo de recordação do Cônego. São atos de fé que também movimentam economicamente a região”, ressalta Vinícius.

Servo de Deus

Há 59 anos, a pequena cidade vive tradicionalmente as festividades em homenagem ao religioso, que viveu por 44 anos na região. Cônego Lafayette da Costa Coelho começou sua trajetória, quando foi ordenado em Diamantina, no ano de 1917. Desde então, Lafayette exerceu o seu ministério sacerdotal na Paróquia de Santa Maria do Suaçuí, até o seu falecimento em 21 de setembro de 1961.

Conhecido como um homem de muita fé, carisma, intensas orações, jejuns, e exemplos de humildade, Lafayette conquistou a comunidade santa-mariense. Após a sua morte, a história de vida religiosa do sacerdote começou a atrair fiéis de todo o País. Anualmente, milhares de pessoas visitam o seu túmulo e participam de missas, novenas, que acontecem no período do aniversário de sua morte.

No dia 13 de novembro de 2000, a Santa Sé, autorizou o Bispo da Diocese de Guanhães, Dom Emanuel Messias de Oliveira, a iniciar o Processo de Beatificação do Servo de Deus , o que foi feito solenemente no dia 24 de junho de 2001, com a nomeação do Tribunal Eclesiástico Diocesano e do Postulador da Causa de Beatificação.

Milagres do Cônego

A história de recuperação de Marta Petruceli, uma das moradoras da cidade, compõe os relatos de milagres, que teriam sido alcançados pela devoção ao religioso.

“Meu milagre aconteceu em 2001 quando passei por uma cirurgia de hérnia de hiato em Belo Horizonte. Dias depois tive duas situações de hemorragia, as quais os médicos não conseguiam conter. Foi preciso buscar fora da Santa Casa, um especialista que conseguisse resolver o meu caso. O médico foi encontrado e cuidou para que eu me recuperasse. Segundo ele, um milagre pela gravidade do caso, a ruptura da aorta abdominal”, disse Marta que atribui à cura a devoção ao Cônego Lafayette.

Marta ainda disse ainda que quando estava no hospital, segurava uma medalha e um pedaço da batina do Cônego, e pedia pela intercessão do religioso na sua recuperação. Amigos e familiares também disseram que fizeram orações no túmulo dele, onde pediram pela recuperação de Marta.

Fonte:  Aconteceunovale

                    



 19 SET

 NOSSO SITE CHEGOU AOS 900 MIL ACESSOS

   

Chegamos aos 900 MIL ACESSOS à nossas páginas, levando informações, entretenimento e conectividade aos nossos internautas assíduos. Esse meio de comunicação foi elaborado no intuito de informar aos cidadãos de nossa região.

Levamos interatividade aos internautas de NACIP RAYDAN, VIRGOLÂNDIA, SANTA MARIA DO SUAÇUI, SÃO JOSÉ DA SAFIRA, MARILAC, CHONIM E COROACI. 

São 900 MIL VISITAS em nossas matérias e isso é sinônimo de sucesso e solidez de nossos trabalhos. 

Em nossa caminhada tivemos ajuda de alguns patrocinadores que mesmo não permanecendo no apoio, reconhecemos a força que foi direcionada ao nosso sucesso e longevidade. 

Agradecemos aos parceiros que aqui já nos ajudaram. 

POSTO SOUZA / HARAS LJS / LOJA ATRATIVA / SAFIRA CELULARES / MARMORARIA SAFIRA / DROGARIA AGUILAR E MAIA / SUPER MERCADO BENEVIDES / FAZENDA VITÓRIA / HOTEL SÃO JOSÉ / FARMÁCIA SÃO JOSÉ e MATEUS FERNANDES.

 

GAZETA SAFIRA a caminho de UM MILHÃO DE ACESSOS.

Estamos no YOUTUBE, FACEBOOK, INSTAGRAM, TELÃO DA FEIRINHA DE SAFIRA  e nesse SITE OFICIAL.   

TRAGA SEU NEGÓCIO, SEU COMERCIO PARA NOSSAS PÁGINAS.

033 988121030                  



  18 SET

ACONTECEU EM SAFIRA O 3º JESAFI 
A Escola Fernão Dias de São José da Safira sediou o 3º JESAFI 2019 com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria da Educação, Esportes, Lazer, Turismo e Cultura, da Secretaria da  Saúde e Assistência Social, Conselho Tutelar.e os Comerciantes do município. Foi uma semana de jogos envolvendo várias escolas de diversas cidades circunvizinhas. 
A Cerimônia de abertura foi conduzida pela professora Luci Aparecida Carvalho e a Diretora Solange Batista Cordeiro. O evento contou com a presença de várias autoridades do município e da região. A Escola Municipal João Inácio da Silva, seguido por Fernão Dias se destacaram nas competições, foram destaques do ano em se tratando conquistas em geral. 
O Projeto JESAFI (Jogos Estudantis de Safira) implantado na EE Fernão Dias do município de São José da Safira desde 2016, objetiva  utilizar o esporte na escola como instrumento  no desenvolvimento da educação global dos alunos como( ser social, autônomo, democrático e participativo) buscando assim o pleno exercício da cidadania  dos nossos alunos e  visando o  aumento do vínculo aluno-atleta com a escola  sempre na busca da diminuição da evasão escolar e da indisciplina no âmbito escolar; além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos, o intercâmbio sociocultural e o espírito esportivo entre os participantes. Este ano o Jesafi completou com 03(três ) anos e contamos com a participação de 539 atletas distribuídos em 05 modalidades( Atletismo, Natação, Peteca, Queimada e Futsal) e 12( doze escolas) participantes dos municípios: São José da Safira, Virgolândia, Coroaci, Nacip Raydan, Governador Valadares( Chonim de Cima), Conceição de Tronqueiras e Divino de Virgolândia. Toda comunidade safirense participou efetivamente do projeto. 
TABELA GERAL

       

                



17 set

REGIÃO DE MARILAC EM CHAMAS

QUEIMADAS AMEAÇAM PROPRIEDADES RURAIS NA REGIÃO DE MARILAC 

Vários focos de incêndios já foram detectados na região de Marilac. Em algumas áreas o fogo tem chegado muito próximo a residências rurais. Não só em Marilac,mas também em toda parte do Brasil, o desrespeito ao meio ambiente e notório. A maioria dessas queimadas são criminosas, são moradores inconsequentes que geram danos irreparáveis ao habitat natural dos animais silvestres. 

A imagem abaixo foi feita nesta Terça-feira 17 de setembro em uma propriedade próxima de Marilac. Podemos observar que o fogo chega muito perto da residência.

Nessa época do ano, o clima fica realmente seco e as chuvas se tornam escassas, o que deixa a vegetação suscetível às queimadas. 

Para prevenir queimadas os Bombeiros alerta para que a população neste período de estiagem evite colocar fogo em terrenos baldios, evite jogar bitucas de cigarro às margens de rodovias, além de nunca queimar o lixo e ainda evitar acender fogueiras perto de matas, principalmente em dias de vento. se alguém perceber algum foco de incêndio deve entrar em contato imediato com o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.

Fonte: Marilac em Destaque 

   

                                           


 12 set

Condenado pela morte de prefeita de Nacip Raydan é preso em Fabriciano
   Após passar por exame de corpo de delito, Jorge Dias será levado para presídio — Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil de Fabriciano prendeu Jorge Ângelo Dias, de 77 anos, condenado por matar Maria Aparecida Vieira, então prefeita de Nacip Raydan (MG), em 2000. Ele foi encontrado em Coronel Fabriciano (MG) na manhã desta quinta-feira (12). O homicídio aconteceu quando a vítima seguia para o trabalho e foi presenciado pela filha dela.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil, “na época do crime Jorge era presidente da Câmara de Vereadores de Nacip Raydan e teria encomendado a morte da vítima para assumir o cargo de prefeito da cidade, haja vista que na época não havia a existência de um vice-prefeito, além da disputa política envolvendo duas famílias que se alteravam no poder”, afirma nota divulgada para a imprensa.

Jorge foi detido no Bairro Floresta e será encaminhado para o exame de corpo de delito. Posteriormente, ele será levado para o presídio. Segundo a Polícia Civil, o caso tramitou anos na Justiça e ele foi condenado a 17 anos de prisão.

    fonte G1.COM                                  

 




09 set.




PREFEITURA MUNICIPAL DE SAFIRA CONVOCA
 A responsabilidade desse anúncio é totalmente de terceiros/ Da Prefeitura Municipal do Município de São José da Safira.