OUTUBRO 2019

 

 

29 out

PREFEITO DE SÃO JOSÉ DA SAFIRA CONVIDA A TODOS PARA A REUNIÃO DA DIRETORIA DO PSDB

PSDB-MG realiza encontro regional dos Vales em Valadares

Dia Primeiro de novembro, as 14 horas no Parque de Exposições em Governador Valadares-MG. Será o Encontro Regional dos Vales. A Diretoria do Partido estará presente recepcionando a todos.

     

 

As pautas são o fortalecimento para a disputa das eleições municipais, a regionalização e descentralização das estruturas partidárias e uma maior aproximação com a militância. Estes serão os temas de discussão do Encontro Regional do Vales que o PSDB-MG irá realizar em Governador Valadares reunindo prefeitos (as), vices, vereadores (as) e dirigentes do partido dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e do Aço. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 1° de novembro, a partir das 14 h no Parque de Exposições.

Segundo o presidente estadual do PSDB mineiro, deputado federal Paulo Abi-Ackel, este é o primeiro encontro regionalizado desde a convenção estadual em maio de uma série de outros que irão ocorrer em todas as regiões do Estado. “Vamos mobilizar o partido para termos candidaturas próprias no maior número possível de cidades para elegermos muitos prefeitos e prefeitas e um grande número de vereadores e vereadoras”, disse. “Valadares é uma cidade que tem um prefeito da qualidade de André Merlo. O PSDB governa e já governou o município outras vezes. Queremos fazer dela o nosso ponto de partida para mostrarmos a força que vem da base nos vales”, destacou Abi-Ackel.

Balanço

O PSDB tem na região dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e do Aço 86 representações municipais entre diretórios e comissões provisórias. São 30 prefeitos e prefeitas, 17 vices e 178 vereadores e vereadoras. Os encontros regionais já previstos para acontecer vão culminar no Encontro Metropolitano a ser organizado ainda em 2019. Todas as reuniões serão preparatórias para o Congresso Nacional que ocorrerá no dia 7 de dezembro quando serão aprovadas todas as teses sobre temas de importância para o país.

fonte: DRD-GV

                                



 

 27 outubro 2019

PRIMEIRO ENCONTRO DOS VETERANOS DO “5 DE MAIO” DE SÃO JOSÉ DA SAFIRA

 

Foi realizado em São José da Safira o primeiro encontro dos ex-jogadores do CR5 (Clube Recreativo 5 de Maio), que era o time oficial do município.

O time 5 de Maio era o time mais amado do município e fez história em sua trajetória levando alegria e descontração ao povo safirense. Fundado em 5 de maio de 1984, os primeiros dirigentes foram Zé Godinho e Saulo Siqueira e os últimos a comandar o time foram João Lopes com Marcos Mathias. O time obteve muitas conquistas e era respeitado na região por onde participava dos campeonatos.

O time já não existe mais, mas como ele foi muito importante para o município, alguns voluntários, com apoio da prefeitura municipal decidiram reunir os ex-jogadores em um amistoso que foi realizado no Novo Estádio Arlindo Siqueira e marcaram presença os veteranos: Edelson Pinheiro, Toninho Godinho, Valdeci, Marcelo, Direno, Zé Godinho, Guim, Nenem Siqueira, Evaldo Neves, Sandro Siqueira, Sidenir Mascena, Saulo Siqueira, Maurício, Dezinho Pinheiro, Talicinho, Alemão, Liquinho, Lado Pinheiro, Moacir, Sadir, Claudney, Matozinho, Juarez e Álvaro.

Os  atletas vieram de várias cidades como Belo Horizonte, Betim, José Raydan, Santa Maria do Suaçui, Ipatinga, Virgolândia e Governador Valadares.  

Os jogadores foram divididos em equipe A e equipe B, composto pelos veteranos e por os amigos do CR5 e o amistoso terminou empatado em 3 a 3 contagiando ainda mais o evento. Os gols foram marcados pelos atletas Ze Godinho, Evaldo Neves, Dezinho Pinheiro,  Sadi Chaves, Sandro Siqueira e Marcelo.

Após o jogo teve a confraternização entre os amigos do CR5, na área de eventos Zé Lapinha  com apresentação do show da dupla Eduardo Viola e Rafael Donato.

O final desse encontro não podia dar em outra, foi festa, cerveja e churrasco.

matéria do Gazeta Safira e do Jornal da Região. 
                                                                                           


24/10

DOIS CAMINHÕES SE ENVOLVEM EM ACIDENTE NA MG-451 PRÓXIMO A LOCALIDADE DE SANTANA

 

Dois caminhões se envolveram em um acidente hoje (24/10), na parte da tarde, na MG-451 em Santana. Esse trecho da rodovia é de estrada de chão e mesmo assim os caminhões não puderam evitar o acidente. O local é uma vía estreita e também estava escorregadia, devido as chuvas, isso ocasionou o inevitável. 

Para evitar o choque frontal os motoristas desviaram para os lados e cada veículo colidiu para os lados. 

Um caminhão menor que vinha sentido Safira, sofreu menos danos encostando no barranco. O outro, que ia sentido Marilac, ao desviar bateu em uma árvore e os danos foram inevitáveis, o caminhão que transportava gás de cozinha danificou toda a cabine e eixo dianteiro.  

Felizmente não houve vítimas graves. 

fotos> Motoristas Luso e Carlos.

                                                                           


 DESFILE NA ÁREA DE EVENTOS ZÉ LAPINHA EM SAFIRA


 23 out

Safira recebe Turistas Internacionais

 

A equipe da Dinamarca esteve visitando São José da Safira. A visita foi acompanhada pelo geólogo Odulio J. M. Moura de Governador Valadares-MG. Os Turistas dinamarqueses visitaram as minas da Mineração Chiá e conheceram como são extraídas as gemas e também as pedras já trabalhadas. Os turistas fizeram uma caminhada pela área e puderam constatar a preservação ambiental em uma mineração ecologicamente correta.

Com o intuito de conhecer as minas de pedras preciosas os turistas que vem de várias partes do Brasil e também do mundo sempre estão a apreciar as maravilhas de São José da Safira e seu principal meio  econômico, que são os minérios. 

Reconhecido mundialmente como uns dos maiores produtores de turmalina do mundo, em gemas e coleções. O município possui diversas minas que extrai vários minérios e entre eles o mais comercializado é a turmalina.

O Circuito Trilhas do Rio Doce e a  Secretaria de Turismo do município, através da assessoria Dias Guerreiro e o secretário Dezinho Pinheiro, vem trabalhando para impulsionar o turismo local e regional, recepcionando e oferecendo apoio aos ilustres visitantes.

Segundo o Assessor Dias Guerreiro,  já estão agendadas as visitas guiadas para os Italianos e Alemães nos próximos meses.

Essa matéria e dos anunciantes  Jornal da Região e www.gazetasafira.com

TURISTAS DINAMARQUESES

TURISTA ALEMÃO

                             



 18 out

Confirmado o Calendário do 13º Salário do Bolsa Família, confira datas e valores

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, focado em amenizar a situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil. Atualmente, são mais de 13,9 milhões de famílias atendidas pelo programa do governo federal. Essa semana, no dia 15 de outubro, o presidente Jair Bolsonaro assinou a medida provisória que prevê, pelo menos para 2019 o pagamento do benefício. Confira as datas e os valores disponíveis.

Confirmado o Calendário do 13º Salário do Bolsa Família, confira datas e valores

O pagamento do benefício deverá ser realizado conforme o calendário de dezembro. Entretanto, as datas devem variam conforme o número do NIS, e os valores serão pagos de forma proporcional aos dias que recebeu o benefício.

Valores pagos

Os valores atuais do benefício varia de R$ 89 por pessoa para famílias consideradas extremamente pobres, e pode chegar a até R$ 372 por família, no máximo.

Como calcular o valor a que tem direito

Para saber quanto você irá receber no 13º Salário do Bolsa Família, basta dividir o valor mensal do benefício pelo número de meses que recebeu ao longo de 2019. Ou seja, se recebeu por dois meses, é necessário dividir por 12 e multiplicar por dois, e assim por diante.

Dessa forma, o pagamento começa no dia 10 de dezembro e se estende até o dia 23/12.

Calendário do 13º Salário do Bolsa Família (de acordo com número FINAL do NIS)

  • 1 – Pagamento em 10/12
  • 2 – Pagamento em 11/12
  • 3 – Pagamento em 12/12
  • 4 – Pagamento em 13/12
  • 5 – Pagamento em 16/12
  • 6 – Pagamento em 17/12
  • 7 – Pagamento em 18/12
  • 8 – Pagamento em 19/12
  • 9 – Pagamento em 20/12
  • 0 – Pagamento em 23/12
 fonte seucreditodigital                                                       




16 out



RESERVA FLORESTAL EM MARILAC ESTA EM     CHAMAS

Novamente estamos aqui para falar da mesma coisa, do mesmo absurdo, da mesma impunidade de sempre. Mais uma vez o fogo assola a região de Marilac. Hoje (16/10), a matinha do pesque e pague de Marilac esta em chamas, registramos mas é uma cena muito triste de se presenciar. 

Além do local do pesque e pague outra região, sentido a encruzilhada Nacip/Safira o fogo já devastou uma grande parte da vegetação e hoje as chamas retornaram, essa localidade pertence a Nacip Raydan-MG.

A destruição da fauna e flora é visível nessa época. As leis deveriam ser mais rigorosas, colocando os irresponsáveis na cadeira pela morte de tantos animais. Cada vez mais as águas ficam escassas e não adianta possuir terras sem água, mas parece que esses infratores não entendem isso.  

Ao presenciar alguma pessoa colocando fogo denuncie. "Além de denunciar por meio da Linha Verde, é fundamental que sejam passadas todas as informações como localização, posição do incêndio, a gravidade da situação e, em caso de propriedades particulares, se possível, inclusive a identidade do proprietário. A identidade do denunciante será mantida sob sigilo" (31) 3915-1299      

                       REGIÃO MARILAC-MG 

                                               REGIAO NACIP RAYDAN-MG/ ESTRADA PARA MARILAC

                                             

15 out

FESTA DO POAIENSE AUSENTE FOI UM SUCESSO

 

A TRADICIONAL FESTA DO POAIENSE AUSENTE FOI UM SUCESSO

A Comunidade de Poáia esteve me festa nos dias 11,12 e 13 de Outubro, o distrito foi palco de um evento que reuniu os moradores ausentes, aqueles que por motivos de força maior foi morar em outra região, mas que, não esquece a sua raiz. A alegria foi contagiante e diversão transformou o distrito de Poaia em um ponto de encontro de amigos e familiares.

A Comunidade teve o privilégio de receber novamente a caravana de Belo Horizonte, sob o comando do Toninho.

Esse ano a o Evento tradicional contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria do Suaçuí, através da Secretaria Municipal de Cultura, sob a coordenação de Moisés Ferreira.

O Presidente da Associação dos Moradores de Poaia Geraldo Pimenta, juntamente com o Vereador Nain,  o Marconi do bar, e do locutor Alex Alves que deu todo o suporte na realização. A Top Fest também participou esse ano e vieram gente de várias localidades prestigiar e festa maravilhosa de gente humilde e hospitaleira. 

O Gazeta Safira parabeniza a todos os envolvidos e visitantes. 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

                                                       


 

15/10

SEMANA VIOLENTA EM NOSSA REGIÃO 

Semana violenta em nossa região. Em Marilac houve o assalto pela segunda vez na agência dos correios, como consta na matéria abaixo e em Virgolândia troca de tiros entre moradores no morro das casinhas assustou todo o município. 

Na noite de domingo para segunda (14/10), por volta das 00h30m, houve troca de tiros entre moradores, foram vários disparos que não cessava mais. Segundo moradores do local, foi um verdadeiro bang bang que resultou em 2 mortos e 2 baleados que foram conduzidos ao hospital regional de Governador Valadares. 

Na residência a PM encontrou dois corpos, sendo que um estava na cozinha ese chamava Neide M. F. e nos fundos do quintal estava um senhor de 54 anos de nome Lourival C. N.// Os corpos foram levados ao IML de Guanhães..

Cabe agora a Polícia Civil averiguar os motivos e os porquês desse fato para ser encaminhado ao Poder Judiciário. A informação não está completa porque a redação não obteve comunicação com a polícia local.    

                                                                     




 14 OUT

AGÊNCIA DOS CORREIOS DE MARILAC É ASSALTADA MAIS UMA VEZ 

A poucas horas atrás(14/10) a Agência dos Correios de Marilac-MG, foi vítima de assalto pela segunda vez. Segundo informações  locais, os funcionários foram rendidos e a ação dos bandidos concretizada em pouco tempo. Os elementos conseguiram levar os malotes com valores ainda não contabilizados. Os elementos fugiram pela estrada do Bugre e foram detidos pela polícia militar em Mathias Lobato-MG. Com os elementos foram encontrado armas, celulares, radio comunicador, pé de cabra e dinheiro. Segundo informações cerca de mais de 135 mil reais foram recuperados. A ação rápida e eficaz da polícia acabou com a festa dos bandidos, finalizando a ação com sucesso total. 

Atualização da matéria: 15/10

Três homens foram presos e um adolescente foi apreendido. Segundo a Polícia Militar, dois dos criminosos entraram no local e anunciaram o assalto. Dois funcionários foram rendidos e amarrados durante a ação.

Ainda segundo a PM, um terceiro bandido ficou do lado de fora vigiando a movimentação fazendo uso de um radiocomunicador conectado na frequência da polícia. O quarto assaltante ficou dentro do carro para dar fuga à quadrilha.

 

Mathias Lobato bandidos foram rendidos pela polícia///

PARABÉNS a polícia militar de Minas Gerais.

 colaboração Radialista Marco Antonio de Marilac                                  



09 OUT

FEIRA CULTURAL DE SAFIRA ANUNCIA SEU PRÓXIMO EVENTO
                                                                                                                                                


09 out

Saiu novas transferências de padres na diocese de Governador Valadares e mexe com nossa região

Novas transferências de Padres estão para acontecer em nossa região e as comunidades já podem se preparar para as mudanças de párocos. Veja a lista de mudanças em primeira mão. 

                                             



08 out

SAIU O RESULTADO OFICIAL DA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE SÃO JOSÉ DA SAFIRA
 

      

SUPLENTES OFICIAL DE SAFIRA

                                                          



 07 OUT

Acidente na MG-314, em Coroaci

 

Lúcio G.P., de 34 anos, morreu em um grave acidente envolvendo um carro e uma motocicleta na noite de domingo (06/10/2019). A colisão entre os dois veículos aconteceu na MG-314, município de Coroaci, no Leste de Minas Gerais.

Segundo relato da condutora do automóvel à polícia, ela seguia no sentido Peçanha/Coroaci quando foi surpreendida pela moto na contramão de direção, não sendo possível evitar a batida.

De acordo com a Policia Militar Rodoviária, Lúcio Gonçalves era inabilitado e teria feito uso de bebidas alcoólicas antes do acidente. A motorista do carro foi submetida ao teste do bafômetro, que deu negativo para o uso de álcool.

O corpo de Lúcio foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanhães. A Polícia Civil investigará o acidente.

 fonte:  aconteceunovale.com.br                                 


03 OUT

Professora é agredida por mãe de aluna na porta da escola em Franciscópolis-MG.

Resultado de imagem para Professora é agredida por mãe de aluna na porta da escola no interior de Minas

 Uma professora foi agredida com socos, ponta pés, chutes e puxões de cabelo e jogada de cima de uma moto na manhã desta quarta-feira, pela mãe de uma aluna, quando saía da escola onde leciona em Franciscópolis, na Região do Vale do Jequitinhonha. Um vídeo mostrando a agressão circula pelas redes sociais e tem causado revolta.

Comenta-se que a mãe da aluna teria agredido a professora depois de a educadora ter chamado a atenção de sua filha por não ter feito o dever de casa. A mãe da aluna chegou a ser atendida pela direção da escola, mas, inconformada, cercou a professora na saída da escola, a ofendeu com palavras de baixo calão e a agrediu fisicamente. 

O fato ocorreu no meio da rua e ninguém interviu para ajudar a agredida. As imagens e vídeos bombardearam as redes sociais e o caso chegou ao sindicato dos funcionários da educação.