FEVEREIRO 2017

 

22/02

Seca na lagoa Vapabuçu  assusta moradores da região de Safira

Baixa no nível de água pode estar relacionada ao desmatamento e a seca da nascente que ficava região do curral preto.

O nível de água da Lagoa Vapabuçu em Poáia divisa com São José da Safira(MG) baixou drasticamente nos últimos anos. O local é um dos principais ponto turísticos da região, mas o cenário atual começa a deixar os frequentadores desestimulados.

A região tem como ponto turístico a lagoa Vapabuçu, visitada por pessoas de várias cidades do Brasil; sendo esta, histórica. Quando no período dos bandeirantes, Fernão Dias Paes Leme, o "caçador de esmeraldas", por ali se aportou em busca de pedras preciosas, e nela contraiu a febre amarela. A lagoa ocupa uma área de 27 alqueires, e mesmo em período de seca, seu nível se mantinha estável, mas agora a situação ficou crítica e a lagoa já perdeu um braço.. Próximo a ela, se localiza a Cachoeira Grande, formada nas águas do Rio Suaçuí.


A situação é resultado da ação do homem, com a seca da nascente que ficava na região do curral preto, a qual mantinha o nível da lagoa mesmo em época de seca. O desmatamento ao redor da lagoa também influencia em seu desaparecimento que acelera a cada dia.

Sem precedentes na história, a situação de seca vivida pela  lagoa da nossa região mereceu reportagem de capa do jornal GAZETA SAFIRA, nessa semana. O jornal mostra a situação da lagoa que deixou de receber os banhistas pelo crescimento de mato e espinhos em seu redor e a grande quantidade de lama em seu fundo.  A situação e salvamento dessa riqueza natural só será possível com ajuda do poder público e técnicos da área. Hoje a lagoa já perdeu mais de 40% de sua capacidade e continua a secar a cada dia. A necessidade de reflorestar a área e recuperar as nascentes é com certeza o único caminho para a  reversão dessa triste história.
                                                                                                  

 

SEJA NOSSO PATROCINADOR E PARCEIRO

 Contate-nos 988121030        

            

 


 

18/02

A PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA SAFIRA INVESTE NA EDUCAÇÃO. 
Através da prefeitura municipal de São José da Safira, a rede municipal de educadores inicia hoje um trabalho inovador no sentido de melhorar ainda mais o ensino no município. Uma assessoria foi contratada para ministrar cursos de capacitação e acompanhamento no decorrer do ano letivo de 2017. Segundo o secretario municipal de educação "a prefeitura contratou a empresa Cognoscere e espera-se que a educação trilhe novos caminhos rumo a novos horizontes e quem ganha com esse novo trabalho é nossa comunidade"  sintetizou o mesmo.
 
                                                                                                                                                                                             

 

14/02

Dono de cão desaparecido pede ajuda ao Gazeta
 
Boa noite caros internautas, um cãozinho está desaparecido, sumiu na região de Frei Inocêncio e Matias Lobato, simplesmente desapareceu, o proprietário e o pessoal da roça hoje procuraram por toda parte em toda vizinhança e não encontraram rastros. Em nota ao Gazeta os proprietários ""solicita a quem o encontrou, favor devolve-lo através do fone: 988448674, pois o mesmo necessita de cuidados, está em fase de tratamento e toma três remédios diários, solicita que se alguém o viu, ou se tem alguma notícia nos informe.  Favor ligar para Gustavo  33999751330 ou Nathalia 33999590094. Ele atende pelo nome de Spike, muito dócil e muito importante pra nós, da raça  blue heeler!  Se o encontrarem daremos uma recompensa!"" Assim disse os interessados aos usuários do nosso site.                                       

 

 09/02

 GAZETA SAFIRA COMEMORA 600 MIL VISITAS NO SITE

     

Estamos a caminho de 1 milhão de visitas, mas hoje comemoramos nossa barreira dos 600 MIL acessos em nossas páginas. Agradecemos a todos pela fidelidade.  O site GAZETA SAFIRA comemora as mais de 600 mil visitas em nossas páginas. Além do site www.gazetasafira.com temos interligações com o YOUTUBE.COM, grupo das CIDADES VIZINHAS e gazetasafira no facebook. As quatro páginas estão conectadas. Agradecemos a fidelidade e continue nos prestigiando com seus cliques.                                  


 09/02

Atual prefeito de Santa Maria do Suaçuí morre em Belo Horizonte

Morreu na manhã desta quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017, o atual prefeito de Santa Maria do Suaçuí, no Vale do Rio Doce. Rodolpho Lima Neto (PV), de 77 anos, estava internado em um hospital de Belo Horizonte. A causa da morte não foi divulgada pelos familiares.   

O político iniciou em janeiro deste ano o seu terceiro mandato como chefe do Executivo municipal suaçuiense. Rodolpho Lima Neto nasceu em 15/10/1939, tinha o ensino fundamental incompleto e nas eleições 2016 obteve 3655 votos (44,50%) pela coligação “Aliança de um povo por dias melhores”, formada pelos partidos PV, PT do B e SD.

Segundo a família, a previsão é de que o corpo chegue a Santa Maria do Suaçuí a partir das 18h desta quinta. O velório será realizado no prédio da Prefeitura Municipal e o sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira, no cemitério local.

Manifestações de pesar

O óbito repentino causa grande comoção entre os moradores de Santa Maria do Suaçuí e cidades circunvizinhas. Nas redes sociais, são várias as mensagens de apoio aos familiares e pesar pelo triste acontecimento.

A Prefeitura de Santa Maria do Suaçuí trocou as fotos de perfil e capa de suas redes sociais indicando luto pela morte do atual prefeito.

Fonte: Aconteceunovale e Prefeitura do município.                          


 

Padre Pedro Paulo Lourenço toma posse na Paróquia São                   Gonçalo de Virgolândia‏

 

Na tarde do último domingo (17), o bispo da diocese de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix deu posse canônica ao Padre Pedro Paulo Lourenço como Pároco da Paroquia São Gonçalo de Virgolândia-MG. A Missa foi concelebrada pelo padre Fabiano Leite e seminaristas da diocese, além da participação de centenas de fiéis das comunidades da paróquia.

Na celebração, o novo pároco professou a fé católica, fez o juramento de fidelidade e renovou as promessas sacerdotais, comprometendo-se a dedicar-se como verdadeiro pastor aos fiéis daquela paróquia.

O Padre Pedro Paulo Lourenço é natural de Tambaú-SP, ele foi ordenado na Paroquia São João Batista de Galileia-MG em 2003. Padre Pedro foi pároco por quase 10 anos da Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Alvarenga-MG e atuou durante ano como Pároco em São Geraldo da Piedade e vigário paroquial em Aimorés, atualmente Padre Pedro era vigário na Paroquia São Gonçalo em Virgolândia.

                          

 

05/02

             Paróquia de Safira ganha novo Pároco

 

O Padre José Neiva foi empossado como pároco da Paróquia São José, em São José da Safira-MG. 

No dia 29 de janeiro, domingo, às 10h00, Dom Félix deu Posse de Pároco da Paróquia São José, em São José de Safira, ao Pe. José Neiva Neto.

Participaram da Missa de Posse do Pe. José Neiva: 03 padres (Carlos Neiva, Luzimar e Zezinho), fiéis das comunidades da Paróquia e amigos vindos de Alpercata.

Confiemos o ministério paroquial do Pe. José Neiva à proteção de São José!

São José da Safira se alegra com o novo dirigente espiritual.