OUTUBRO 2017

 

 

 

26/10

POLÍCIA FEDERAL FAZ DILIGÊNCIAS EM VIRGOLÂNDIA NESSA MANHÃ DE QUINTA-FEIRA 26/10

São José da Safira, 26 de outubro de 2017

Polícia Federal, CGU e MPF deflagram operação de combate a desvio de recursos públicos nas cidades de VIRGOLÂNDIA/MG e NACIP RAYDAN/MG

A Delegacia da Polícia Federal de Governador Valadares/MG, com apoio da CGU, deflagrou nesta data (26/10/2017), operação policial destinada a reprimir desvio de recursos públicos nas cidades de VIRGOLÂNDIA/MG e NACIP RAYDAN/MG.

Estão sendo cumpridos 11(onze) mandados de busca e apreensão, 11(onze) conduções coercitivas e 05 (cinco) medidas cautelares diversas da prisão, sendo que estas últimas implicam em afastamento de funcionário público, incluindo o atual prefeito da cidade de VIRGOLÂNDIA/MG.

A investigação decorreu de provocação do MPF de Governador Valadares/MG que vinha apurando, em ações civis públicas em curso no âmbito da Procuradoria, que algumas empresas constituídas em nome de “laranjas” estavam atuando em conluio com servidores municipais para promover fraudes às licitações e eventualmente desvio de recursos públicos.

O esquema delituoso consistia na utilização de empresas de fachada, constituídas em nome de “laranjas”, para participação em licitações públicas municipais especialmente Virgolândia/MG e adjacências. Estas empresas eram posteriormente utilizadas por gestores municipais para a realização de obras no município apenas para cumprir aspectos formais da lei de licitações, já que tais empresas não detinham instalações físicas ou mesmo quadro de funcionários para execução de tais obras, delegando a outras empresas ou mesmo realizando as obras com auxílio de maquinários da própria Prefeitura e/ou uso de funcionários municipais.
O esquema delituoso era de relativa eficácia, já que os órgãos incumbidos da fiscalização, a exemplo da Caixa Econômica Federal, eram induzidos a erro atestando a realização das obras que haviam sido de fato “realizadas”, todavia, com utilização de materiais de baixa qualidade, conforme foi preliminarmente constatado e será posteriormente solicitado pericia, ou por outras empresas que eram subcontratadas para realização de parte da obra que não era possível ser realizada com os meios disponíveis da própria Prefeitura.

Detectou-se ainda, que assim que o dinheiro era depositado nas contas de tais “empresas de fachada”, rapidamente eram transferidos/sacados para os envolvidos no esquema delituoso, ou mesmo utilizado em pagamentos para empresas que não detinham qualquer relação comercial com as empresas vencedoras do certame, sendo que alguns destes pagamentos sinalizam tratar-se de dívidas dos próprios envolvidos no esquema delituoso, fato que pode eventualmente caracterizar lavagem de dinheiro.

Acaso confirmado as fraudes/delitos investigados, os envolvidos poderão responder por fraude à licitação, corrupção ativa/passiva, lavagem de dinheiro e crime de responsabilidade de Prefeitos, cujas penas somadas podem chegar a 38 anos de prisão.

O nome da Operação Policial faz uma alusão à lagarta taturana, que possui veneno que pode eventualmente matar, simbolizando que a corrupção/desvio de recursos públicos, apesar de aparentemente ser inofensivo/grave aos olhos da sociedade, em verdade também possui consequências letais para a sociedade.
A Delegacia de Governador Valadares continua firme em seu propósito de combater os diversos delitos que afligem o Vale do Rio Doce e adjacências, buscando a responsabilização criminal dos envolvidos nos delitos afetos à sua atribuição legal.
Comunicação Social
Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais.

Fonte: POLÍCIA FEDERAL e REDE ALERTA


 20/10

 PRIMAVERA COM CARA DE VERÃO EM SAFIRA
O verão nem chegou e a temperatura da sinal de guerra. Hoje (20/10) o termômetro marcou 42 graus. Ultimamente o clima ficou descontrolado em todo o planeta, é muita de um lado, furacão de outro, seca, terremotos e etc. É a ação do homem que desencadeia a reação da natureza.  
                      

 18/10

 

Prefeitura de São José da Safira abre vagas para cursos de qualificação profissional

Nesse mês de outubro a prefeitura municipal de São José da Safira proporcionou a comunidade o Lançamento do Pólo de Qualificação Profissional Safirense. O evento foi realizado no recinto do auditório municipal.

Participaram do lançamento, o Municipal Tony Lacerda, o representante da câmara Wéder Costa, os secretários: Marcos Robson Secretário da Educação, Dezinho Pinheiro Secretário da Cultura, Geraldo Lopes da Assistência Social, Modad Temponi do Meio Ambiente e Matozinho Teixeira da Saúde, a Polícia Militar, professores, assessores e a população a qual marcou presença em massa.

O prefeito Lacerda fez a abertura do evento e expôs seus comentários explicativos esclarecendo a importância da qualificação no curriculum dos jovens que batalham por lugar digno no mercado de trabalho.

As aulas já foram disponibilizadas (17/10) e as inscrições para vários cursos profissionalizantes gratuitos ainda continuam, oferecidos pela secretaria Municipal de Cultura com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Os cursos possuem carga horária variada entre 10 a 80 horas dependendo do curso.  

Ao total são até 70 modalidades de cursos em diferentes áreas. O Polo de Qualificação Profissional foi montado na Escola Municipal Maria da Conceição Silva, no centro da cidade.

O polo tem a parceria com a UAITEC ( Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais), Trilhas do Rio Doce e Prefeitura Municipal de São José da Safira.

O Polo de Qualificação Safirense já se encontra aberto, funcionando e disposição dos candidatos interessados que deverão se dirigir até a secretaria da Escola Municipal munido de documentações.