OUTUBRO 2013

 

 

 

CRIANÇA MORRE AFOGADA EM MARILAC        
   

28/10/2013

Menina de cinco anos cai dentro de poço e morre em Marilac

 

Um menina de cinco anos morreu afogada após cair dentro de um poço na cidade de Marilac, no Leste de Minas, na tarde desse domingo (27). A criança foi enterrada na manhã desta segunda-feira.

Segundo informações da Polícia Militar, a menina estava brincando com duas colegas no quintal de casa. Ela teria escorregado e caído dentro poço de cerca de dois metros de profundidade, que fica há cerca de 15 metros da residência. 

De acordo com a Polícia Militar, um tio da criança a socorreu e a levou para um posto de saúde do município, mas ela já estava morta.

   
Fonte:  g1.globo mg vales    

 


 

CORPO DE BOMBEIROS DE GOVERNADOR VALADARES CHEGA A CIDADE PARA TREINAR EQUIPE DE SAÚDE DO MUNICÍPIO.         

   
  Hoje, 22 de outubro de 2013, a corporação dos Bomebeiros de Governador Valadares ministra Curso de Primeiros Socorros para os funcionários da saúde do município de São José da Safira- MG. O treinamento esta sendo realizado na Loja Maçônica da cidade. Uma iniciativa que irá beneficiar a população safirense. Confira o album acessando na foto acima.

 

 


 

 Publicado: 21 de outubro de 2013

         TIME DO BODÃO HONRA NOME DE SAFIRA E VENCE CAMPEONATO DE POÁIA
     Acesse a página de esportes e veja as fotos e a notícia da Vitória dos nossos atlétas que defederam o nome de Safira neste domingo, dia 20 de outubro no campeonato de Poáia-MG. Diante uma torcida incansável o time de Safira não se intimidou e fez 4 X 1 na Poáia, na final do Campeonato.  
     

 

Publicado: 18 de outubro de 2013

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS SERÁ MINISTRADO PELO CORPO DE BOMBEIROS NO MUNICÍPIO, NESTE DIA 22 OUTUBRO.

 

 

O Corpo de Bombeiros de Governador Valadares estará presente em nossa cidade neste dia 22 de outubro de 2013, terça-feira, com o intuito de ministrar o Primeiro Curso de Primeiros Socorros, destinado aos profissionais, funcionários da Saúde. Foram convocados os funcionários do setor da saúde à participarem do evento que é de suma importância para o município.      
         Uma realização da Corporação do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares e da Secretaria da Saúde de São José da Safira- MG.

 

 PUBLICADO EM 17 DE OUTUBRO 2013 

 

  SÃO JOSÉ DA SAFIRA REALIZA CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS TUTELARES

            
    A prefeitura Municipal de São José da Safira através do Projeto Conselho Eficaz da Associação Beneficente Ágape - ABA que é apoiada ou seja tem como parceiro o Instituto Cenibra realizou nos meses de setembro e outubro capacitação para os membros do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA do Município de  São José da Safira.

 

  O Objetivo principal foi proporcionar atualização profissional dos integrantes do Conselho Tutelar e dos Conselheiros Municipais do Direito da Criança e Adolescente para melhor atuarem conforme as suas atribuições que estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e nas diversas Resoluções do CONANDA e legislações afins. Fortalecendo assim o Sistema de Garantias de Direitos em nosso município para que atue de forma a realizar a transformação social que lhes compete. A capacitação aconteceu através de módulos,  sendo  ministrada pela equipe do Projeto Conselho Eficaz da seguinte forma:

     
Segundo a assistencia social do município , a capacitação possibilitou que o Conselheiro Tutelar entendesse com profundidade as atribuições inerentes ao cargo, foi muito proveitosa, ao final os conselheiros demonstraram bastante alegria,  e concluíram  que o curso atendeu  os interesses e as necessidades, superando as expectativas, trouxe bastante aprendizado para os participantes.  Os Conselheiros ainda afirmaram terem muitos desafios pela frente mas disseram que irão comprometer-se em  concentrar esforços para uma atuação de qualidade pautada na real efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.

 

PUBLICADO EM 17 DE OUTUBRO 2013 

 

Horário de verão 2013/2014

começa no dia 20 de outubro.      

Odiado por muitos e adorado por outros ele está perto e com alegria ou tristeza vai ficar até fevereiro de 2014. Saiba mais sobre o horário de verão 2013-2014 no Brasil, quando começa e quando termina. 
O horário de verão deste 2013 começa à zero hora do dia 20 de outubro e termina no dia 16 de fevereiro de 2014, exatamente à zero hora do terceiro domingo de fevereiro e para quem gosta deste horário no qual os dias ficam mais longos, é um bom momento de aproveitar para fazer caminhadas, conversar com os amigos e aproveitar o calor do verão, economizando energia.  
    
será adotado no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais, em Goiás, em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.Segundo Grüdtner, a medida possibilita melhor aproveitamento da luz solar. No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol. No fim do ano, há também um aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial devido ao Natal.Na última temporada (2012/2013), o horário de verão gerou economia de 4,5% no período de pico nos estados em que foi adotado.

  


 

PUBLICADO EM 15 DE OUTUBRO 2013 

 Justiça proibe operadoras de celular a limitar validade de créditos

          

As operadoras de telefonia móvel não podem mais estabelecer um prazo de validade para os créditos comprados para linhas pré-pagas. Foi isso o que a 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ªRegião.

Pela decisão, a prática de estipular que você deve usar os créditos comprados em um certo período de tempo antes deles expirarem fica proibida. 

    
   A resolução definiu isso como “confisco antecipado dos valores pagos pelo serviço público de telefonia, que é devido aos consumidores”. A prática era permitida pela Anatel, mas a decisão anulou a norma que estipula a validade dos créditos.Isso significa que se você comprar 50 reais de crédito para seu celular pré-pago hoje poderá usar esses 50 reais no tempo que quiser – um mês, três meses, um ano, não importa – independentemente de adquirir ou não mais créditos nesse período de tempo.

O relator do processo, o desembargador federal Souza Prudente, disse que a prática por parte das operadoras é abusiva “por não tratar com isonomia usuários de menor poder aquisitivo”. Pessoas que não podem comprar crédito com frequência acabam sendo mais prejudicadas, já que a validade deles é renovada a cada vez que você adquire mais.

 


 

15 de outubro dia do professor  

  

No Brasil, o Dia dos Professores é comemorado no dia 15 de outubro e tem suas origens no dia 15 de outubro de 1827 (que é também dia de Santa Teresa de Ávila) e foi quando D. Pedro I imperador do Brasil institucionalizou o Ensino Elementar no Brasil. Este decreto, além de falar do ensino elementar em todo o Brasil, falava também de salário de professores e até como os professores deveriam ser contratados. Mas, somente em 1947 que a data foi oficialmente criada e dedicada aos professores.


 

Outra origem curiosa da data dos professores tem origem com o professor Salomão Becker sugeriu que acontecesse um encontro no dia 15 de outubro para um apequena confraternização entre professores e alunos e que se traziam doces e demais quitutes. Na ocasião deste encontro, o professor em discurso afirmou que seria bacana manter essa confraternização feita de forma anual. A celebração começou então a ser adotada em várias escolas, que iam além de Piracicaba, cidade do professor Salomão até que foi oficializada nacionalmente pelo Decreto Federal de 14 de outubro de 1963.

Uma curiosidade sobre a data do dia do professor é que ela é comemorada em outros países com algumas diferenças de datas. Na Índia ela é comemorada no dia 5 de setembro, já que é o aniversário do famoso professor Sarvapalli Radhakrishnan que se tornou presidente da Índia em 1962, que como presidente afirmou que não só seria seu aniversário como o dia 5 de setembro seria o Dia do Professor. Na Índia, a data não é feriado, apenas uma data comemorativa.

Em outros países a data do dia dos professores é comemorada como: Malásia, dia 16 de maio; Turquia, dia 24 de novembro; Albânia, 7 de março; China, dia 10 de setembro; Ira, dia 2 de maio; Polônia, dia 14 de outubro; Rússia, dia 5 de outubro; Cingapura, dia 1° de setembro; Coréia do Sul, dia 15 de maio; Tailândia, dia 16 de janeiro, entre outros países. 

Todas as profissões passam pelas mãos dos professores, ou seja, são jóias lapidadas pelas mãos desses educadores os quais não são valorizados pelo nosso sistema. Eles sim, mereciam a atenção de nossa classe política. O brasil precisa mudar essa visão e trazer essesprofissionais do invisível. Valorizar  a educação e alimentar o futuro. O Gazeta Safira parabeniza e simpatiza com a classe educadora.   

 


PUBLICADO EM 14 DE OUTUBRO 2013 

ACIDENTE DE MOTO DEIXA FERIDOS EM SÃO JOSÉ DA SAFIRA NESTE FINAL DE SEMANA      

Acidente de motos em São José da Safira neste final de semana, na estrada saída para Frei Inocêncio, perto da Terra Branca. Duas motos bateram bruscamente deixando feridos. Ambos foram encaminhados à Governador Valadares, HMGV para exames. Uma vítima (mulher) com suspeita de ter fraturado o pé direito e a outra vítima (um homem) com corte profundo na cabeça. O acidente teve ocorrência na unidade básica de saúde de Safira, aproximadamente as 14:30 Hrs. A polícia esteve no local para averiguações.

    
Além desse acidente, teve ainda mais dois no centro. Uma moto bateu em uma Senhora nas mediações da rua turmalina com Praça Safira. A senhora assustou-se com um trator que passava no local e desviou-se para o lado em que uma moto estava passando no momento inoportuno. No outro caso, um motoqueiro bateu em uma criança (filho de Ariane), na rua manoel heliotério. Ambos os casos as vítimas passam bem, só com arranhões e escoriações. Os casos foram encaminhados ao Posto de Saúde local. A velocidade no centro da cidade é caso crítico e já vem sendo discutido e analizado pelo Conselho de Segurança Municipal. O CONSEPE de Safira juntamente com a comunidade deverá achar um meio de soluções para a questão.

 


 

            MOTOQUEIRO ATROPELA PEDESTRE    

  EM VIRGOLÂNDIA NESTA TARDE DE SÁBADO           

Nesta tarde de sábado, 12 de outubro de 2013, por volta das 15:00 Hs, em Virgolândia -MG, um motoqueiro atropelou uma senhora no centro da cidade. Segundo moradores da cidade que estavam presente no local, um motoqueiro teria passado na rua Quim Júlio em alta velocidade e atingiu uma senhora, de mais ou menos 60 anos de idade, que estava saindo pra rua naquele momento. O motoqueiro também caiu e se feriu e foi encaminhado para o posto de saúde, a senhora também foi socorrida pela ambulância, que atendeu rapidamente a vítima. O acidente aconteceu em frente ao posto Virgolândia. A polícia foi acionada e apura o caso.     

Violência de trânsito em lugar pequeno não combina com a realidade. Essa questão da velocidade também é problema de São José da Safira. Se faz necessário a educação neste sentido. Nossas comunidades do interior não podem viver a mercê da inconsequencia de condutores mal preparados. Veículo se torna arma em mãos de irresponsáveis.... Gazeta Safira News

   

 


 

 VEÍCULO PEGA FOTO EM PLENA PRAÇA

 DAS ESMERALDAS, CENTRO DE SAFIRA.         

Um veículo GOL quadrado, cor cinza escuro, pertencente a Rosivone Martins ,foi parcialmente destruído nesta noite de sexta-feira (04), por volta das 02:40 na Praça das Esmeraldas, centro da cidade. Segundo moradores e pessoas que ali estavam no momento, o veiculo estava estacionado em frente a casa do proprietário, quando apresentou pane elétrica, começo a buzinar, piscar alerta e acender a luz de ré.        
Todos acharam estranho o veículo começou a se movimentar sem ninguém dentro e por conseguinte as chamas começaram a tomar conta do gol.  Um dos moradores, Gilmar Nascente, que ali estava ouvindo músicas na praça, logo alertado pelos amigos adentrou em sua residência e trouxe um extintor dágua e conteve por um momento o incêncio, mas o fogo voltou a ter proporção maior e assim que chegou o outro extintor de pó químico a situação foi controlada de vez. Graça a ajuda de amigos a situação não ficou ainda pior, uma vez que o morador proprietário estava dormindo. O Gazeta Safira esta no ar...    
     

 


 

BRASILEIRÃO E COPA AMBAS
Acompanhe seu time, resultados,acontecimentos,gols e muito mais em nossa página de ESPORTES. Cruzeiro,Atlético e Safira acesse e acompanhe.   

 


 

ESTE FINAL DE SEMANA A FEIRINHA EM SAFIRA COMEÇOU A GANHAR PÚBLICO

 

A feirinha em Safira teve início e promete muito. Este final de semana os feirantes compareceram e a feira começou a despontar. Barraquinhas,comidas típicas, som ambiente e muita gente bonita. Os barraqueiros já foram registrados e tudo está indo bem. Em breve a feira apresentará novidades, cantores, caraoquê, concurso de forró e muito mais. Aguardem!!

  
Na sexta-feira a FEIRA  CULTURAL funciona das 19:00 às 01:00 Hora, com bebidas, comidas típicas, artesanatos, concursos e som ambiente. No sábado entra a FEIRA LIVRE das 06:30 Horas até ao meio dia, com produtos a venda dos produtores rurais de nossa comunidade.Hortifrutigranjeiros, temperos, produtos da terra e livre de agrotóxicos, . FEIRA CULTURAL E FEIRA LIVRE. Uma realização das Secretarias: Agricultura e Administração. Gestão 2013 a 2016. Prefeitura Municipal de São José da Safira-MG. Apoio: Antonio Lacerda.  

 

Publicado: 04 de outubro de 2013

   SÃO JOSÉ DA SAFIRA FOI CONTEMPLADA

COM MAIS UM ÔNIBUS ESCOLAR

      

   

Prefeitos Toni Lacerda (São José da Safira) e Aldo França (Marilac) estiveram hoje na cidade administrativa em Belo Horizonte em busca de recursos para os municipios.

Políticos participam da solenidade de entrega de ônibus escolares na Cidade Administrativa. Ao todo, dez cidades da minha base política foram contempladas. São elas: Acaiaca, Divino das Laranjeiras, Engenheiro Caldas, Aimorés, Joaíma, Matias Lobato, Berizal, Tumiritinga, Marilac e São José da Safira. O prefeito Antonio Lacerda e também Aldo de Marilac estavam em Belo Horizonte. São José da Safira foi contemplada com mais um veículo, onibus escolar para beneficio da população.

 

 Publicado: 03 de outubro de 2013

 CORPO DE BOMBEIROS DE  VALADARES MINISTRA CURSO EM

                 SÃO JOSÉ DA SAFIRA NESTE DIA 22 DE OUTUBRO.

O Corpo de Bombeiros de Governador Valadares estará presente em nossa cidade neste dia 22 de outubro de 2013, terça-feira, com o intuito de ministrar o Primeiro Curso de Primeiros Socorros, destinado aos profissionais, funcionários da Saúde. Foram convocados os funcionários do setor da saúde à participarem do evento que é de suma importância para o município.      
         Uma realização da Corporação do Corpo de Bombeiros de Valadares e da Secretaria da Saúde de São José da Safira- MG.      

  


 

SÃO JOSÉ DA SAFIRA SE MOBILIZA CONTRA A DENGUE

02/10/2013

Campanha alerta para riscos da dengue

Com a aproximação do início do período de chuvas, as Secretaria de Saúde, Obras e Meio Ambiente de São José da Safira alerta a população para redobrar os cuidados em relação à dengue. O calor e a chuva, típicos desta época do ano, são fatores favoráveis à reprodução do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. As secretarias pedem que os moradores evitem que recipientes expostos se transformem em criadouros do inseto transmissor.
Que as pessoas procurem limpar os quintais, cubram ou esvaziem vasos, piscinas e verifiquem se a caixa de água está vedada.

  

SÃO JOSÉ DA SAFIRA DEVERÁ REALIZAR NESTES PRÓXIMOS DIAS UM MULTIRÃO DE LIMPEZA EM TODAS AS RUAS DA CIDADE, VISITANDO TODAS AS RESDENCIAS E QUINTAIS. O GAZETA SAFIRA APÓIA A IDÉIA E UNE A ESSA MULTIDÃO FORMANDO MAIS UM ELO EM BENEFÍCIO DE TODOS.

De acordo com os secretários, a dengue tem anos cíclicos, explicados pelo sorotipo circulante (tipo do vírus) e as alterações climáticas. Em 2011 o número de casos aumentou consideravelmente no município por causa do forte calor e das constantes chuvas, a epidemia foi forte na cidade, atingindo várias familias.

“Medidas básicas como manter caixas, tonéis e barris de água tampados, não deixar água acumular em pneus, lajes, garrafas e manter os pratos de vasos de plantinhas com areia até a borda vão sempre ser de responsabilidade da população no combate à doença. O importante é não deixar o mosquito se proliferar”, orienta a agente de saúde.
Os secretários alerta ainda á população com os cuidados que deverão ter em relação à prevenção contra a dengue, pois o perigo é maior devido o acúmulo de água em recipientes inutilizados por parte da própria população. “Queremos incentivar os moradores de Safira a participarem desse multirão e assim como limaparem seus quintais retirando o lixo doméstico, principalmente os que possam acumular água que servirão de criadouros do mosquito aedes aegypti. O Gazeta Safira apóia a idéia e participa desse importante multirão. Pedimos as pessoas que compartilhem no facebook, ajudem a propagar esse dia D.



Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/campanha-alerta-para-riscos-da-dengue/#ixzz2gaucInww
 
  

 

 


 

 Publicado: 01 de outubro de 2013

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO LEVA A

ESSÊNCIA DO GARIMPO A FESTA DO

GARIMPEIRO 2013 COM STAND DE PEDRAS. 

O stand de pedras e material de trabalho trouxe algo mais a festa do garimpeiro em 2013. O resgate do real sentido do nome que se dá ao evento, FESTA DO GARIMPEIRO foi um pouco revelado no stand, montado pela secretária da administração o qual mostrou pedras, coleções, ferramentas, fotos e vídeos. Através de parceria e apoio total do Prefeito Lacerda, o Stand também participou do sorteio de uma linda pedra lapidada que foi entregue no palanque da festa a um garimpeiro que foi sorteado.      
 AS MINAS DE SAFIRA    

 Publicado: 01 de outubro de 2013

BRUNO E MARRONE AGITOU SÃO JOSÉ

DA SAFIRA NESTE FINAL DE SEMANA

ACONTECEU NESTE FINAL DE SEMANA, DIAS 27,28 E 29 DE SETEMBRO A DÉCIMA QUARTA FESTA DO GARIMPEIRO EM SÃO JOSÉ DA SAFIRA-MG. UMA FESTA QUE REÚNE VÁRIAS PESSOAS DE VÁRIAS CIDADES DA REGIÃO. ESTE ANO ERICK MONTEIRO, BRUNO E MARRONE E BANDA SKORPIUS ABRILHANTARAM O EVENTO.         
                               VEJA MAIS DETALHES ACESSANDO A GALERIA DE FOTOS.   

 

GAZETA SAFIRA CHEGA AOS 20 MIL ACESSOS EM 3 MESES   
   O jornal Local de São José da Safira, o GAZETA SAFIRA em 3 meses de existência já alcança o patamar de 20 mil visitantes. O gestor do site vem agradecer aos leitores que além de visitar o site ainda curtem e compartilham a página do gazeta no facebook. O Gazeta Safira sempre vem a cada dia fazendo o melhor para os leitores. A coluna lateral do gazeta foi construída pensando em você, como utilidade pública colocamos a sua disposição vários meios de acessos em links utilitários.
NA COLUNA LATERAL você pode contar com:   Sala de Bate Papo, Torpedos grátis, 2 via Cemig, Copasa, OI,acesso ao Detran, Portal Servidor Estado, resultados de Vale Cap, Telesena, Loterias da Caixa, Classificados Grátis, Rastreamento do Correio, Buscador de CEPs, Enciclopédia, Portal Transparência e Prefeitura de Safira. Tudo que você precisa esta aqui em um único lugar. Pelo www.gazetasafira.com você tem acesso a vários serviços.

 

TRILHEIROS DE SAFIRA REALIZA AQUECIMENTO

PARA O SEGUNDO TRILHÃO QUE VEM POR AI. 

ACOMPANHE NA PAGINA DE ESPORTES OU CLIQUE NA FOTO AO LADO E ESPERE.        

 


 

    SÃO JOSÉ DA SAFIRA EMPATA COM JOSÉ RAYDAN E ESPERA JOGO DE VOLTA EM SAFIRA.

A cidade de São José da Safira estava em festa com a famosa FESTA DO GARIMPEIRO e mesmo assim o time de Safira viajou no domingo para José Raydan e ainda conseguiu o empate. Diante tamanha dificuldade em se deslocar da tão esperada festa do garimpeiro, a maior festa da cidade e estar bem para uma importante partida não é fácil, mas o time de Safira foi herói na decisão. Parabéns pelo esforço e pela garra. Gazeta Safira.