NOVEMBRO 2015

 

El-niño de 2016 poderá ser o mais devastador da história, alertam Meteorologistas

Um alerta foi emitido na segunda-feira, dia 16 informa que o El-niño piorará demais em 3 meses, a Organização Mundial da Meteorologia, pediu que as medidas de prevenção implantadas em países aumentem. Habitualmente, os episódios do El Niño se intensificam no final do ano e alcançam a fase máxima entre outubro e janeiro, as vezes eles persistem até o primeiro trimestre antes de começar a perderem força. Em agosto de 2015, as temperaturas da superfície do mar já chegaram a atingir 1,3 e 2 graus acima da média, superando em 1 grau o nível habitual do El Niño.

el-nino desenho

Estimativas apontam que, no restante do ano, a temperatura da superfície da água do mar irá superar a temperatura normal em 2 graus centígrados, por isso a atual passagem do El Niño estará entre as três mais fortes registradas desde 1950. O maior problema recai no fato de as condições meteorológicas do planeta terem se alterado por causa da mudança climática e as condições não são as mesmas de uma década e meia atrás: tendência geral para um aumento da temperatura do oceano, derretimento das geleiras do Ártico e diminuição de mais de 1 milhão de quilômetros quadrados da camada de neve no hemisfério norte.

el nino

A OMM teme que a interação entre o aquecimento global e o fenômeno possam ter efeitos desconhecidos e muito prejudiciais. Neste ano, o El Niño contribuiu para uma grande seca na América Central e acredita-se que em partes da América do Sul, especialmente no Equador e no Peru, possa provocar os mesmos desastres que no último grande episódio entre 1997-1998.

incendio

E é provável a relação com o aquecimento global. Segundo informações retiradas do site de monitoramento APOLO 11, Algumas imagens comparativas mostram as diferenças entre o El-niño de 97 (até então mais forte já registrado), 2015 já entra pra história como o ano mais quente, agora a situação pode ficar pior no Nordeste/Norte Oriental do Brasil com as grandes estiagens e mais calamitosa na chuvosa região Sul. As medições mostram que o aquecimento da superfície das águas do Oceano Pacífico Central e Oriental eleva o nível médio da superfície local, já que o calor, em física, faz objetos expandirem e o frio contrai. A imagem abaixo mostra os padrões registrados e suas anomalias.

el_nino_2015_20151021-094953_big

As consequências de mudanças abruptas climáticas refletem em todo o Planeta, grandes inundações, secas severas, tempestades mais intensas são só a gota do que estamos passando.

1

Veja mais aqui http://climatologiageografica.com.br

http://climatologiageografica.com.br/
 ClimatologiaGeografica on Facebook


 


 

sjsafira

   GAZETA SAFIRA: 2 ANOS E 4 MESES DE

 

 

         FUNDAÇÃO COM 400 MIL VISITAS    

Com aproximadamente 14.000 visitas mensais, a nossa página chega aos 400.000 acessos em 29 meses de existência. O nosso sucesso deve-se a você internauta que sempre está acessando as novidades de nossa região, a sua fidelidade merece destaque. Agradecemos a Safira Agronegócios que esteve conosco durante dois anos como nosso parceiro. Aos pessoal do grupo das 4 cidades (Safira+Marilac+Poáia+Nacip e Virgolândia)no facebook, que acessa nosso LINK. São 400 MIL visitas em nossas páginas é muito gratificante saber que nosso trabalho está sendo observado. Nosso muito obrigado pelo apoio e continue acessando nosso LINK, sempre. Indique a novos amigos e aos que são de nossa região e moram fora. www.gazetasafira.com a informação simples e objetiva.

 




 

 SJSAFIRA

SJSAFIRA

Semana de reuniões em prol da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Safira.

Assim como a Secretaria Municipal de Educação teve que elaborar o Plano Decenal Municipal de Educação, agora o município vem elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico, o qual é válido para os próximos 20 anos. A não elaboração desse plano impedirá o município a receber verbas futuras destinadas ao saneamento e ramificações. Os distritos de Bom Jesus do Rosendo, Assentamento Formosa Urupuca e Cruzeiro elegeram os seus delegados representantes, assim como a sede. O terceiro seminário aconteceu neste dia 06/11, na quadra poliesportiva do município, onde a população relatou os principais problemas de sua rua e ou localidade onde habitam. Tivemos a presença dos profissionais da Funec na direção dos trabalhos. Foram discutidos os problemas e as soluções futuras dos esgotos, abastecimento de água, resíduos, aterros sanitários, escoamentos etc.

 

Acompanhe o Campeonato Municipal de Safira

   PRÓXIMA RODADA, DIA 15 NOVEMBRO, VEJA AQUI:

                                                



sjsafira

 TODOS OS PEIXES DO RIO DOCE EM VALADARES SÃO MORTOS POR FALTA DE OXIGÊNIO E PRODUTOS QUÍMICOS DA LAMA DA BARRAGEM DE MARIANA

Moradores da cidade de Governador Valadares exibem os peixes que estão morrendo no Rio Doce, em Valadares. O rompimento da barragem de Mariana trouxe a morte e a escassez de água para o município. Autoridades se reúnem para procurar soluções para a crise. Os 100% dos peixes serão extintos do rio por falta de oxigênio e produtos químicos que veio com a lama.


sjsafira 10/11

Água contaminada chega a Valadares e a cidade pode ficar até 30 dias sem abastecimento
Em coletiva de imprensa hoje (10), a prefeitura de Governador Valadares, cidade mineira também atingida pela lama das barragens de rejeito de minério, informou que amanhã já não há mais abastecimento em nenhuma região do município. A expectativa é que o colapso possa durar até um mês. 21 caminhões já saíram sentido Ipatinga (MG) e Frei Inocêncio (MG) para buscar água potável para abastecer hospitais, escolas e abrigos. Para abastecer a população são necessários, no mínimo, 300 caminhões. Esse plano de emergência foi entregue à Samarco, que tem que arcar com dessas ações.

O diretor do SAAE de Governador Valadares (MG), Omir Quintino ressaltou que por onde a lama passou até o momento não se restaurou condições normais do rio para tratamento.

A prefeitura informou ainda que o Rio Doce está assoreado e que os níveis de turbidez e de ferro na água estão extremamente altos. Segundo o órgão, a fauna está toda morrendo e não há previsão de a situação voltar ao normal.
A prefeitura ressaltou que a responsabilidade dessa situação é da Samarco, empresa pertencente à Vale e à BHP Billiton, e que ela deve responder por todo dano ambiental e social causado.

  fonte: http://valadaresnatv.com.br/

 sjsafira 09/11

PREFEITURA CRIA DIA DO EVANGÉLICO
Uma matéria já lançada mas que merece destaque é o DIA DO EVANGÉLICO, que foi instituído pela Prefeitura e Câmara de Vereadores de São José da Safira que criou em comum acordo a LEI844/2014, de abril de 2014, a qual celebra o DIA DOS EVANGÉLICOS. Pensando na realidade vivenciada, onde os católicos tem os feriados dos dias dos Santos, como por exemplo: São José, Nossa Senhora Aparecida e Santo Cônego. Nada mais que justo as igrejas evangélicas poderem juntas, comemorarem essa importante conquista. Este dia será feriado municipal em Safira, instituído por decretado de lei. O Gazeta Safira parabeniza aos Vereadores e ao Prefeito Lacerda pela iniciativa de valorizar nossos irmãos em Cristo. Seja católico ou evangélico, isso é uma questão de escolha, todos nós seguimos o mesmo Pastor "Jesus Cristo". Os evangélicos estarão em festa neste dia 30 de novembro e em todos os anos.

 sjsafira, 02/11

Segunda Rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Safira

Nesse domingo, 01 de novembro, aconteceu a segunda rodada do Campeonato de Futebol de Safira, foram seis times em campo. 

Na segunda etapa da competição Nacip Raydan empatou com os Canas. Rosendo 3, gols de Leonardo 1 e Diego Soares 2. E para finalizar a rodada Bela Vista venceu por 2 a 1 o time de Marilac. (MEC), gols de Roney e Rosivone Luiz.

 

Folgou o time de Poáia e Atlético Safirense.

                                                                                                                                                                               

  
                             
k