Com o intuito de organizar a defesa civil no municipio, a administração atual enviou representante para o III Seminário do Plano de Ação para o Período de Chuvas 2013-2014 que aconteceu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
evento contou com a participação de cerca de 350 gestores municipais e teve como objetivo apresentar o monitoramento hidrometeorológico realizado pelo Estado.
Além disto, as prefeituras foram orientadas sobre como os dados gerados pelo Instituto podem ser aproveitados, afim de minimizar os prejuízos e perdas provocados por desastres naturais.
O radar é uma ferramenta muito importante na prevenção, cabe aos municípios usarem.”Afirmou o Cel Martins.
O Superintendente da Defesa Civil de MG, Maj Edylan Arruda, ministrou uma palestra sobre a Importância do Plano de Contingência para os Municípios, destacando que cada cidade precisa estar preparada para dar a primeira resposta após a ocorrência de qualquer ocorrência. Destacou também que se houver a necessidade de apoio da CEDEC, toda a estrutura do Estado já está preparada e pronta para fornecer toda ajuda possível a qualquer município que for atingido por uma ocorrência mais grave.
Radar Meteorológico
Localizado no município de Mateus Leme, o equipamento oferece melhoraria da segurança meteorológica em toda a Zona Metalúrgica e Campo das Vertentes, em boa parte da Bacia do Rio Doce, Zona da Mata e Alto São Francisco. Nessas regiões, que correspondem a um raio de 200 quilômetros do ponto de instalação, o equipamento pode identificar, monitorar e estimar quantitativamente a ocorrência de precipitação. Também é possível monitorar e identificar o tipo de chuva e a ocorrência de granizo, a intensidade dos ventos e a velocidade de deslocamento das tempestades. Desta forma pode-se aumentar a proteção com relação à ocorrência de tempestades e queda de granizo, inclusive na região metropolitana de Belo Horizonte.
Já a cobertura no Noroeste de Minas, Norte de Minas, Sul de Minas e Vale do Jequitinhonha, correspondente ao círculo externo com raio de 400 km, o radar permite identificar os sistemas causadores de precipitação e prevê sua trajetória.
Cruzeiro vence Grêmio mas o título de campeão foi adiado para o próximo jogo.
O cenário ideal para o Cruzeiro ser Campeão Brasileiro estava pronto no Mineirão lotado, mas a festa da Raposa terá que esperar um pouco mais. Dentro de campo, os celestes fizeram o dever de casa e venceram o Grêmio por 3 a 0, com gols de Borges, Willian e Ricardo Goulart. Apesar da vitória, o título foi adiado, já que o Atlético Paranaense venceu o São Paulo e matematicamente ainda pode ultrapassar os mineiros, o que na prática é quase impossível.